SEJA BEM VINDO AO SITE DO SEU PET !!!


::Aves::


De olho no clima!!!

É importante que os avicultores fiquem atentos as informações sobre o clima. Assim poderão se antecipar ao problema do estresse das aves.

Quando não há gerador próprio na granja, caso ocorra corte no fornecimento de energia, pode-se adotar algumas medidas para amenizar o efeito do calor, como: 

Retirar a alimentação nos horários mais quentes.
Fornecer o alimento no período mais fresco.
Utilizar densidade de criação (aves/m2 ) mais baixa no verão.
Renovar a água dos bebedouros, adicionando gelo no reservatório, quando possível.
Em aviários climatizados, baixar as cortinas. Mas os pesquisadores alertam que, em aviários totalmente fechados e com controle de luminosidade, essa medida pode gerar maior estresse nas aves.
Em situações de altas temperaturas e deficiências na climatização, essas as medidas apenas ajudam a diminuir a mortalidade.
Vale lembrar que os maiores cuidados devem ser tomados na implantação do aviário. Localização, orientação, sombreiro, beirais e telhados precisam ser considerados.

 Fonte: Embrapa


 OVOS

Não é qualquer ovo que pode se desenvolver em nova ave; há necessidade de fecundação anterior. Galinhas, mantidas em galinheiros sem galos, colocam ovos que não se desenvolvem, são ovos desse tipo que usamos em nossa alimentação. Quando ocorre a fecundação, o ovo de galinhas passa a ser chocado, isto é, recebe calor, e apos 21 dias, o disco germinativo se desenvolve em pintinho.  A célula inicial do embrião, resultante da fecundação, ou deja, da união de uma célula reprodutora da galinha com uma do galo, cresce e se divide muitas vezes até formar o disco germinativo em que está o embrião.  Em volta desse embrião junta-se muito nutrientes produzido pelo organismo da galinha. É esse alimento que forma a gema, que depois é envolvida pela clara e por fim, por um líquido que seca logo e forma a casca, sempre com muito mais cálcio do que nos ovos dos répteis. Quando a galinha bota o ovo, ele está carregando de nutrientes. Esses nutrientes alimentam o embrião até ele se tornar um pintinho.  Para isso acontecer, é preciso que o ovo fique numa temperatura de cerca de 37C e que a umidade do ar não seja muito baixa. O gás oxigênio do ar, necessário à vida do embrião, passa através da casca do ovo, que é porosa. Na natureza, o calor para os ovos, é fornecido pela fêmea;  numca granja, por chocadeiras elétricas.

    A American Council of Science and Health anunciou que não comer ovos não é uma atitude prudente, uma vez que o organismo perde todos os aspectos positivos do produto: não é menos nutritivo do que a carne ou o peixe, é rico em proteínas que são essenciais para a construção e reparação dos tecidos. Uma opinião também partilhada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que considera o ovo um produto excelente, tendo em conta a sua composição: é rico em vitaminas do grupo B, em sais minerais e apresenta apenas cerca de 11% de gordura, concentrada apenas na gema.
 

Fonte: sannitas.blogspot


Temperatura ambiental ideal para criação de aves

IDADE

(SEMANAS)

TEMPERATURA

AMBIENTAL (0C)

1 32-35
2 29-32
3 26-29
4 23-26
5 20-23
6 20
7 20

 

Fonte: Embrapa Aves e Suínos